Enquanto são feitos os últimos acertos para que possa ter sua produção pré-série iniciada na planta de Gravataí (RS), o Chevrolet Onix roda pelo país camuflado cumprindo seus testes, tanto em versão hatch como sedã. O hatch deverá ser um dos principais lançamentos do Salão do Automóvel, que começa no final de outubro.
Resultado de um dos projetos mais importantes desde que a Chevrolet iniciou a reformulação de sua linha, o Onix chegará para ocupar o posto do Corsa, entre o Celta e Agile, mirando em Palio e Gol, e nos futuros Hyundai HB e Toyota Etios. Apesar de ser desenvolvido sobre a plataforma Gamma II, a mesma do Opel Corsa D, e também usada por Cobalt, Spin e Sonic, ele não terá o espaço interno como grande destaque, Seu entreeixos será pouco maior que o do Celta, para não afetar as vendas do Agile.
A plataforma é moderna, e neste caso o design será atraente. A frente terá faróis espichados – com direito a contorno com um filete de luz azul na versão mais completa - e capô pequeno. A grade é filetada como a que o Cruze recebeu recentemente lá fora, e pequena, não parece ter vindo de um caminhão. A com vidro curvo e os vincos que se encontram na tampa simulando um X permite que as mesmas portas traseiras sejam usadas futuramente pelo seu sedã. As lanternas, com a parte de cima vermelha e a de baixo branca, invadem a lateral tentando transmitir esportividade. O painel seguira o estilo presentes nos irmãos de plataforma, com direito a velocímetro digital.
O Chevrolet Onix hatch será oferecido nas versões LS, LT e LTZ, devendo caber à primeira o motor 1.0 VHC-E de 78 cv e às outras duas uma versão atualizada do 1.4 Econo.Flex. Airbag duplo e ABS devem ser de série para as versões LT e LTZ. Já para a LS devem ser oferecidos somente como opcionais. O Onix Sedan tem lançamento previsto para janeiro de 2013.
Fonte | Autos Segredos, Auto Realidade
Projeções | João Kleber Amaral e Renato Aspromonte