Depois da transferência de parte da produção do Honda City para a Argentina, a marca nipônica deu a entender que quis preparar espaço para a produção de um novo modelo na fábrica de Sumaré (SP), onde o City continua sendo fabricado em uma escala inferior. Segundo o portal Brasil Econômico, este novo modelo será o Brio.
Embora a Honda já tenha negado a produção do Brio no Brasil em algumas ocasiões, o aquecimento no mercado dos hatches e a consequente investida das montadoras asiáticas nesse terreno, como a Hyundai com o HB20, a Toyota com o Etios e a Nissan com o March, a montadora viu no segmento uma boa oportunidade para ampliar suas vendas no Brasil.
Ainda de acordo com o portal, uma fonte do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas disse que a Honda prepara um novo carro para 2013. A única explicação seria o próprio Brio, haja vista que não há nenhum outro modelo com demanda para produção nacional senão o próprio. O segredo por trás do modelo pode esconder alterações no projeto original, como no caso do Up! brasileiro, já flagrado em testes.
O próprio presidente da Honda, Takanobu Ito, afirmou na apresentação mundial do Brio no Salão de Tóquio de 2011 que, apesar de direcionado para mercados emergentes, o compacto enfrentaria problemas no Brasil em razão do porta-malas limitado. É possível que ele seja alongado a partir da plataforma do Fit, que já é produzido em Sumaré, o que baratearia o processo. De um jeito ou de outro, tal como no caso do Etios, o Brio poderia beneficiar do logotipo presente na grade.
Com informações do Brasil Econômico