A Fiat está lançando hoje (17) os novos Palio ELX 1.8 Flex, Siena HLX 1.8 Flex, Palio Adventure Locker e Idea Adventure Locker com a transmissão automatizada Dualogic, que até agora estava disponível apenas no Stilo e Linea.
O câmbio Dualogic, é nada mais do que um câmbio tradicional, mas controlado por uma central eletrônica, que passa as marchas automaticamente, sem precisar da embreagem. É semelhante ao câmbio Easytronic presente na Chevrolet Meriva. Até o final do ano o VW Pólo também terá um sistema semelhante, que será chamado de I-Motion.
O Fiat Siena terá transmissão Dualogic na versão HLX 1.8. Com preço partindo R$ 45.420 o modelo trás ar-condicionado, CD Player, roda de liga-leve, travas e vidros dianteiros elétricos e direção hidráulica. A versão manual custa R$ 42.990.
O hatch Palio, carro chefe de vendas da montadora italiana no Brasil, terá o câmbio na versão ELX 1.8 custando R$ 37.230, apenas com direção hidráulica de série . A opção com caixa manual custa R$ 34.800.
A perua derivada do Palio, a Palio Weekend, receberá a transmissão Dualogic na versão Adventure Locker, com preço de R$ 55.470, ante os R$ 53.040 pedidos pela Fiat para a versão manual. Os equipamentos de série que se destacam são ar-condicionado, travas e vidros elétricos, CD Player original de fábrica e rodas de liga-leve, entre outros.
O último modelo a receber o cambio será o monovolume familiar Idea, que a exemplo da perua Palio, também receberá a caixa automatizada na versão Adventure Locker 1.8 Flex. O preço será de R$ 53.860, ante os R$ 51.430 da versão manual, ambas equipadas com os seguinte itens: ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, pintura metálica, entre outros.
O preço da versão Dualogic não ficou tão caro quanto se pensava, aumentando cerca de R$ 2.500 no valor do modelo tradicional. Segundo a Fiat, com esse câmbio os carros passam a ser cerca de 5% mais econômicos. Os novos modelos Dualogic começam nessa semana, a chegar ás lojas.