Desde a queda da GM e o início dos problemas enfrentados pela Toyota com a crise econômica mundial a Volkswagen vê cada vez mais chances de assumir a ponta do mercado mundial de automóveis, que pertenceu por várias décadas ao grupo GM e que atualmente pertence
à japonesa Toyota.
Ao contrário do que muitos pensavam o mercado que pode impulsionar a Volkswagen para a liderança não será o de seu país de origem, mas sim a China. Nos seis primeiros meses de 2009, 652.222 veículos do grupo Volkswagen foram comercializados nesse país asiático, sendo 538.969 unidades da marca Volkswagen e 113.253 das outras marcas, Audi, Skoda e Seat.
Enquanto isso no mesmo período a Alemanha comprou 609.800 carros do grupo Volkswagen. Em comparação com 2008 o aumento na China foide 22,7%, já na Alemanha a queda foi de 5%. O grande responsável por esse forte aumento nas vendas é um pacote de auxílio aos compradores concedido pelo governo chinês, no valor de 585 bilhões de dólares. Com isso, as vendas internas naquele mercado saltaram 48% no último mês, fazendo a China superar os EUA como maior mercado do mundo!