A Nissan trouxe o Inova show a Brasília. Programado para acontecer deste sábado (17) ao dia 20 de setembro, no Iguatemi Shopping, o Novidades Automotivas esteve lá, conferindo o evento na capital federal. Em junho, já haviamos testado os modelos no Inova Show no Rio de Janeiro. Em Brasília, andamos novamente no elétrico Leaf e também no compacto March, que será lançado na próxima semana mas terá vendas iniciadas somente em outubro. O evento passará por 30 cidades do Brasil inteiro. Além das duas principais atrações da Nissan, a marca disponibilizou para exposição e test-drive seus outros modelos.
A montadora nipônica cuidou muito bem dos detalhes. A primeira fase era assistir um vídeo institucional da marca que mostrava – de forma breve – a trajetória da marca desde seu lançamento, sua entrada no Brasil e, inclusive, futuros planos. Em uma sala escura, com um óculos especial, a montadora mostrou alguns de seus modelos. Sempre com ênfase no compacto March e no elétrico Leaf.
Em uma terceira fase, proprietários de automóveis da marca davam seus depoimentos. Ao início dos testes, uma fila de apreensão e expectativa esperava com ansiedade pela primeira experiência com um carro elétrico. Todos notavam seu desenho futurístico e também o silêncio extremo ao rodar.
A montadora preparou muito bem a sua equipe, que estava pronta para demonstrar todas as funções do carro. Dentro do Leaf, o painel impressiona: um aspecto bastante futurístico e um acabamento primoroso deixam, de cara, uma boa impressão a qualquer motorista. Andamos no carro em um circuito fechado, limitado por cones, mas o necessário para mostrar a tecnologia empregada no Nissan. O torque é realmente impressionante e o silêncio total impressiona a qualquer um. Dentro ou fora do Leaf.
Já o Nissan March também causou boa impressão. Por dentro, um acabamento condizente e até superior em relação à categoria, além do motor 1.6 que, mesmo com o ar-condicionado ligado, se mostrou muito ágil inclusive quando exigido em aclives. O carro é gostoso de dirigir, a direção elétrica progressiva torna a condução segura e as manobras, mesmo as mais corriqueiras, fáceis e confortáveis. Bem equipado; o compacto que – segundo os funcionários do Inova show – deverá ter sua versão de entrada com preço abaixo de 30 mil, chega para incomodar os adversários.
A Nissan acertou no compacto. Basta saber se o marketing será o necessário para cativar, de vez, o consumidor do mercado dos carros populares. Será necessário mais do que pôneis malditos para conquistar o mercado que já é dominado pelos compactos das “quatro grandes”. Ao final, ainda fui convidado para dar um depoimento sobre o evento e também sobre a impressão que tive dos carros da Nissan. Posso qualificar essa experiência como positiva, afinal a montadora só mostra que não é difícil agregar qualidade ao nosso mercado.
Agradecimentos à Nissan