A Citroën publicou no seu Facebook francês ontem (28) sobre uma novidade a ser publicada nesta sexta-feira. A mensagem dizia “C4 Aircross. O que acha deste teaser? Volte na manhã desta sexta-feira para saber mais”, e a imagem acima a ilustrava. Obviamente se trata das primeiras fotos oficiais da C4 Aircross, versão aventureira da C4 Picasso. Porém, ao contrário da Aircross brasileira, que deriva da C3 Picasso, a C4 Aircross deverá se diferenciar do modelo original.
De acordo com algumas fontes, será fruto do acordo entre o Grupo PSA e a Mitsubishi, que permite o compartilhamento de plataformas da marca japonesa com o grupo francês. Assim como o Citroën C-Crosser e o Peugeot 4007, que são basicamente um Mitsubishi Outlander, o C4 Aircross deverá usar a mesma carroceria do Mitsubishi ASX, porém, com mudanças na dianteira e na traseira – não espere, portanto, o bocão característico da Mitsubishi.
Na Europa, o C4 Aircross deverá se situar na mesma categoria do Mitsubishi ASX, que briga com o Kia Sportage, Hyundai ix35, Nissan Qashquai e Honda CR-V por lá. Será que o C4 Aircross teria espaço no Brasil? A fórmula dos SUVs parece dar certo no Brasil, e o ASX, inclusive, vende bastante por aqui, e será fabricado no Brasil em breve.
Não seria o primeiro compartilhamento de plataformas. De uma forma mais explícita, o grupo PSA produz o Fiat Ducato em parceria com a marca italiana sob o logotipo das marcas francesas. O ASX poderia, inclusive, dar origem a um crossover menor que o 3008. Para uma montadora que irá trazer modelos europeus como a linha DS, um C4 Aircross pode não estar tão distante assim do Brasil…