O slogan da campanha de publicidade da família originada do Toyota Prius foi “Prius Goes Plural”. Trocando “Prius” por “Up!”, a frase se adapta perfeitamente ao compacto da Volkswagen, que será lançado na Europa no Salão de Frankfurt, que abriu as portas hoje para a imprensa. Junto da exposição do modelo, cujas fotos foram reveladas em agosto, a Volkswagen revelou uma série de conceitos baseada no compacto, que deverão fazer com que a marca aposte em diversos segmentos.
O modelo substitui o Fox na Europa, cuja geração antiga ainda é vendida por lá. A Volkswagen o considera o verdadeiro novo Fusca, por se tratar do primeiro “carro do povo” de escala mundial criado desde o fim da produção do Fusca, no último país do mundo a comercializá-lo, o México, em 2003. Mesmo assim, ele é bem menos espartano e um tanto jovial, e conseguiu fugir do design monótono de alguns Volkswagen atuais. Para tanto, esta comparação com o Fusca influenciou na criação de um dos conceitos, o buggy Up!.
Trata-se de um modelo no estilo “bugre”, baseado no Up!, sem portas e adaptado ao solo arenoso das praias. Bugres produzidos a partir do Fusca são quase unânimes no mundo, mas não se sabe se ele entrará mesmo em produção ou foi apenas uma estratégia nostálgica da Volkswagen, tentando ligar um modelo ao outro.
Outro modelo preparado para as praias foi o Up! Azzurra Sailing Team, que preserva as formas originais do Up! porém também não conta com portas, além de enormes barras do tipo “santantônio” e o aplique de madeira na traseira, facilitando a limpeza para a retirada da areia e de outros objetos ou animais como peixes depois de uma pesca. Também não se sabe se o conceito, criado por Giorgetto Giugiaro e Walter de Silva, entrará em produção, mas seria uma alternativa interessante às adaptações feitas por marcas independentes.
Já o Cross Up! revela que o compacto também receberá o estilo aventureiro, que pode ser considerado legitimamente brasileiro e que chegou à Europa pela Fiat e pela Volkswagen. Hoje, até o Polo possui uma versão Cross. Para tanto, o Up! deverá ganhar uma, nos moldes de apliques sóbrios de plásticos e vincos laterais mais rebuscados. O sketch e uma das fotos divulgadas da versão revela uma inédita versão de quatro portas e uma carroceria aparentemente maior.
Enquanto o Golf GTi é um ícone quando se trata de esportivos mundiais, o hatch médio da montadora de Wolfsburg ganhará um novo membro na família, e bem menor: o GT Up!. O conceito revela para-choques diferenciados e mais esportivos e rodas de liga leve de 17 polegadas. O sucessor do antigo Lupo GTi – o Fox não teve uma versão esportiva na europa – deverá contar com um motor com mais de 100 cavalos. Imaginem um Up! GT com o 1.4 TFSI…
O quinto conceito é o Eco-Up!, movido a gás natural a partir de um motor 1.0 de três cilindros, que gera 68 cavalos. O combustível anternativo gera um nível de emissões relativamente baixo: 79 g/km, longe do ideal (emissões zero), mas ainda assim bem abaixo da média de emissões de poluentes de muitos carros vendidos na Europa. A tão esperada versão elétrica também foi confirmada e será exposta como conceito (que você vê na imagem acima). O E-Up! tem 60 kW de potência e 135 km/h de velocidade máxima. A autonomia é de 130 quilômetros, próxíma do smart fortwo ED e um pouco abaixo da autonomia do Nissan Leaf. Considerando que o Up! é um carro urbano, a autonomia é bem suficiente.
Esses seis conceitos complementam-se às edições limitadas white Up! e black Up!, que serão, claro, produzidas nas cores branco e preto, respectivamente. As versões deverão ser mais completas e terão inscrições na carroceria. As demais versões, que também deverão ser expostas no stand da marca (já estamos falando de pelo menos 9 Up!), serão as take Up!, move Up! e High Up!. Além do motor movido a gás natural e a eletricidade, haverão, a princípio, dois motores 1.0 de três cilindros: um com 60 cavalos e outro com 75 cv. A versão mais barata, a take Up!, deverá custar cerca de 9.800 euros.