Agora sem o Astra e o Vectra, a Chevrolet aposta todas as suas fichas no sedã médio Cruze para tentar resgatar a imagem que tinha no segmento nos tempos do Monza e dos primeiros Vectra. Para não perder tempo, o modelo já está nas concessionárias desde a semana passada, e a marca fez o lançamento na Alemanha, por conta de toda a atenção da mídia estar voltada para o Salão de Frankfurt, que começa amanhã.
O Chevolet Cruze estará disponível primeiramente na versão sedã (o hatch, apenas em 2012), fabricado em São Caetano do Sul (SP), com preços que variam entre R$ 67.900 a R$ 78.900. Com preços que o colocam como concorrente de Corolla, Civic, Jetta e, por que não, do Hyundai Elantra, que nem foi lançado mas já é visto como forte competidor, ele apostará nos equipamentos e em seu motor, mais moderno do que se poderia esperar da filial brasileira da Chevrolet.
O Cruze também promete amplo espaço interno. Com 4,60 metros de comprimento e entreeixos de 2,68 metros, há bom espaço para as pernas de quem vai nas duas fileiras de bancos, e com 1,78 metros de largura, deve acomodar bem até um 5° passageiro. A capacidade de 450 litros do porta-malas está na média do segmento.
Tudo bem que o motor 1.8 16v é importado da Hungria, mas é flex e possui duplo comando de válvulas variável entrega 140 cv com gasolina e 144 cv com etanol, e também permite o bom torque máximo de 18,9 kgmf a 3.800 rpm. As duas opções de câmbio possuem seis marcha e também vem de fora. A caixa manual é austríaca e a automática, mexicana. E a Chevrolet espera que as versões com a caixa mexicana correspondam a 90% das vendas, que por sua vez poderão alcançar 3 mil unidades mensais.
O desempenho divulgado pela Chevrolet é até interessante para um 1.8. Na versão manual o Cruze vai de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 204 km/h, se abastecido com etanol, ou 11 segundos e 203 km/h com gasolina. Na versão automática os números pioram um pouco, como é de se esperar, levando 11,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h e máxima de 197 km/h com etanol. Com gasolina, 11,7 segundos, mas os mesmos 197 km/h de máxima.
Versões e preços:
LT manual (código R7A): R$ 67.900
Faróis de neblina, regulagem de altura dos faróis, rodas de alumínio aro 17 de cinco lâminas, direção elétrica, ar digital com monitoramento de qualidade do ar, freios com ABS, EBD (distribuidor eletrônico de frenagem) e PBA (assistênte de frenagem de emergência), controles de tração e de estabilidade, airbags frontais e laterais, painel revestido de tecido, volante multimídia com piloto automático, conectividade USB e Bluetooth, entre outros.
LT automático (código R7C): R$ 69.900
Além de receber o câmbio automático recebe ainda sensor de chuva.
LT automático (código R7D): R$ 71.900
Acrescenta revestimento de couro preto.
LTZ (código R7E): R$ 78.900
Versão completa, traz rodas de liga leve com dez raios, airbags de cortina, interior e painéis revestidos de couro em dois tons (cinza e preto), tela de 7 polegadas para a central multimídia que engloba GPS e som premium; sensor de faróis, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, detalhes cromados e sistema keyless.
Fonte | Uol Carros