6 de mar. de 2012

Volkswagen Polo BlueGT: potência e eficiência

polo-bluegt8
A Volkswagen levou para o Salão de Genebra uma nova versão do Polo que começa a ser vendida no meio do ano na Europa. Se trata do Polo BlueGT, um modelo que chega para provar que é possível criar um carro belo, potente e ao mesmo tempo frugal. E isto sem fazer uso de motores elétricos.

polo-bluegt6
O destaque é o novo motor 1.4 TSI de 140 cv, da nova família EA211, que pode ser associada a transmissão manual de seis marchas ou DSG (automatizada de dupla embreagem) com sete. Este motor ocupa  conta com sistema de gestão de cilindros ativo ACT, que interpreta os momentos que o carro não necessita de todos os cilindros em funcionamento e desliga o segundo e o terceiro para economizar combustível. É a primeira vez que a Volkswagen adota esta tecnologia, que antes era restrita a motores de doze e oito cilindros.
polo-bluegt3
A VW explica que os cilindros podem ser desligados entre 1250 e 4000 RPM. Caso o condutor acelere forte os outros dois cilindros entram em funcionamento de forma imperceptível. A Volkswagen diz que a tecnologia ACT ajuda e economizar em média 400ml de gasolina a cada 100 km/h. A 50 km/h e em terceira ou quarta marcha ele economiza 1l por 100 km rodados.

O Polo BlueGT é um carro que acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e consegue consumo médio de 21,3 km/l em ciclo europeu. Não à toa, o design mistura elementos do Polo Bluemotion con o Polo GT, como os novos para-choques, as rodas de 17 polegadas, difusor traseiro, grade dianteira em preto e suspensão rebaixada em 15mm. O interior ganha novas forrações, volante esportivo e assentos esportivos.
polo-bluegt

Fonte | Volkswagen