25 de out. de 2012

Salão de São Paulo – Conheça as atrações da Volkswagen

DSC04410
O estande da Volkswagen em São Paulo é o maior do evento e apresentou diversas novidades. A mais disputada foi o conceito Taigun, do qual falamos antes, diretamente do Salão. O Gol em versão de duas portas foi apresentado aos jornalistas com a presença do garoto-propaganda Neymar, mas já conhecíamos seus detalhes. Agora vamos falar sobre as outras atrações, já conhecidas, mas que estão no Brasil pela primeira vez, com destaque para o Novo Fusca.

GT-UP-2
Começando pelo conceito GT up!, uma versão conceitual de uma possível versão esportiva do carrinho, com motor de 100 cv e relação peso/potência de 9 kg/cv, suficiente para um desempenho razoável. O visual possui detalhes esportivos, como faróis escurecidos, maior entrada de ar, LEDs, rodas de 17 polegadas, entre outros. O interior possui desenho moderno, tons escuros, bom acabamento e tecido xadrez nos bancos.
IMG_3506

O Taigun foi a principal atração do estande, é um crossover conceitual compacto, feito sobre a mesma plataforma do Up!, com dimensões compactas, visual alinhado com a linha da montadora, interior com bom aproveitamento de espaço, desenho futurista e bom acabamento. O motor é 1.0 TSI de 110 cv, econômico e suficiente para um desempenho bastante razoável. Clique aqui para ler mais sobre ele.

Buggy up!_001IMG_3044


Outro modelo da New Small Family, o buggy up! é um conceito que apresenta o bugue moderno na visão da Volkswagen. Possui desenho lembrando as linhas clássicas dos bugues e itens que deixam claro que é um derivado do Up!, como faróis e o interior. Com um chamativo tom de laranja, o conceito que não é novo atraiu alguns olhares durante o evento, seu futuro é incerto mas muito provavelmente não passará desta fase.

IMG_3008IMG_3009

O elétrico E-Bugster também marcou presença, com visual semelhante ao do Fusca, é uma versão conversível do cupê retrô com apenas dois lugares. O interior é semelhante ao modelo de produção, com acabamento nas cores preta e branca, esta última utilizada na carroceria. As belas rodas cromadas de 20 polegadas também chamam a atenção. Com propulsão elétrica o carro faz 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e autonomia para 180 km em perímetro urbano.
Cross Coupé

Mais recente, o Cross Coupé esteve no evento com seu slogan de conceito de utilitário esportivo mais eficiente do mundo. Pesando 1.858 kg, o modelo faz 55,5 km/l de diesel, combinando um bloco diesel com dois elétricos e totalizando 306 cv. Com câmbio DSG de seis marchas, atinge até 220 km/h, ou 120 km/h apenas com os motores elétricos. Seu porte é médio, com 4,34 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 1,52 m de altura.
Amarok-canyon
A Amarok Canyon, também mostrada no exterior a pouco tempo, esteve no evento. Ainda um conceito, mostra como seria uma Amarok voltada para pessoas que praticam esportes radicais, com kit aventureiro e pronta para encarar estradas de terra com tranquilidade. O motor desta versão é 0 2.0 TDI de 180 cv com torque de 40,81 kgfm e tração 4MOTION.

IMG_3023
A versão híbrida do Jetta foi exibida. Com motor 1.4 TSI de 150 cv e motor elétrico de 20 kW, o carro oferece bom desempenho, com 0 a 100 km/h em 9 segundos e possui o ótimo consumo médio de 19 km/l. A bateria de 60 células pesa 35,8 kg. No total o Jetta Hybrid pesa 100 kg a mais que a versão apenas a gasolina. Nada foi dito, entretanto, sobre sua chegada.
gOL-2P

A versão duas portas do hatch mais vendido do país foi apresentada oficialmente durante a coletiva da marca. Nenhum surpresa, está disponível com os motores 1.0 e 1.6 já conhecidos do modelo quatro portas. As portas já utilizadas na Saveiro chegam ao carro e agora oferecem uma opção mais barata ao modelo quatro portas, além de satisfazer os que não abrem mão do apelo esportivo dos modelos duas portas. Os preços partem de R$ 26.690 para o 1.0 e R$ 30.590 para o 1.6.

IMG_3010IMG_3012IMG_3014

A nova geração do Beetle chega ao Brasil resgatando o nome do modelo clássico da Volkswagen. Com motor 2.0 TSI de 200 cv, 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 210 km/h, o modelo possui design muito atraente, por dentro e por fora. O bom acabamento do interior é outro destaque. Os 4,27 metros de estilo partirão de R$ 76.600 com câmbio manual e 80.600 com câmbio automático DSG.

IMG_3003
O CC, coupé de quatro portas da marca, recebe novo visual para ficar alinhado ao DNA mundial da Volkswagen. A partir de novembro o carro será vendido com motor V6 de 300 cv (que está sendo exibido no estande, próximo ao GT Up!) e transmissão DSG de dupla embreagem e tração integral 4MOTION. O bom nível de equipamento é outro destaque do carro.

Volkswagen-CC-3IMG_3006

Para finalizar, versões R-Line de Passat, CC, Tiguan e Fusca juntam-se ao Touareg R-Line na grife R-Life da Volkswagen no Brasil, oferecendo pacotes esportivos aos modelos. Aperfeiçoados pela fabricante, os carros possuem também desenho mais esportivo, com alterações nos para-choques, rodas, acabamento, volante esportivo, kits aerodinâmicos e outros detalhes que variam entre os modelos.

Fotos | Divulgação, Henrique Rodriguez, Danimar Lazaretti