A Kia aproveitou o Salão de São Paulo para apresentar seu novo topo de linha, o três volumes Quoris. Tratado pela marca como um divisor de águas, o sedã – com linhas assinadas pelo renomado designer alemão Peter Schreyer – promete estabelecer novos padrões de qualidade no mercado brasileiro quando estiver a venda, em 2013. Ela também mostrou ao público o Optima Hybrid.
Com porte avantajado, são 5.1m de comprimento; 3.04m de entreeixos; 1.90m de largura e 1.49m de altura, o Quoris oferece bom espaço interno e interior com sofisticação e luxo. Os bancos tem acabamento em couro e os assentos frontais são elétricos, com aquecimento e ventilação. O banco do motorista possui 16 formas de ajuste e configurações de memória para
dois usuários, enquanto o banco do passageiro tem dez formas de ajuste. A capacidade de bagagem, no entanto, vê-se um pouco prejudicada diante da prioridade dada ao espaço interno: são 455 litros.
Debaixo do capô, está o responsável por empurrar o carro: o bloco é um Lambda V6 de 3.8 litros MPI e 290 cv, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades com tecnologia shift-by-wire, unidos à tração traseira. O sedã será o responsável por inserir a marca sul-coreana em um novo segmento, inédito para a marca.
Optima Hybrid:
O Kia Optima já não é novidade. Primeiramente por visualmente ser apenas um Optima com rodas aerodinâmicas, e por já ter sido testado por algumas publicações meses atrás. E como deram destaque ao carro? Quem o apresentou foi a belíssima Elen Rocche… O sedã está em fase final de homologação no Brasil e conta com motor 2.0 NU de ciclo Atkinson com 150 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 18,3 kgf.m. O sistema de performance combinada com o motor elétrico resulta na potência máxima total de 190 cv a 6.000 rpm e no torque máximo total de 39,1 kgm a 5.000 rpm. A autonomia estimada do veículo é de 10 a 14 km/l na cidade e de 14 a 16 km/l na estrada. O motor elétrico pode atuar sozinho até os 100 km/h.
Fotos | Henrique Rodriguez