“Com licença. você não pode abrir este carro para tirar fotos”, me disse um segurança, cuja função parecia ser unicamente não deixar ninguém tocar no novo Hyundai i30. A coletiva da fabricante havia terminado a pouco, e eu já havia aberto a porta do Hyundai i30 para fazer fotos do interior. Por quê tal atitude, se o i30 já foi inclusive testado por alguns veículos de imprensa há poucos dias?
Em dias abertos ao público se admite que alguns carros fiquem trancados, mas se tratava do primeiro dia do Salão do Automóvel aberto à imprensa. E vale dizer que no dia seguinte, ontem, o i30 estava trancado. A saída foi fazer foto do painel do modelo através do vidro, como em flagras…
As vendas do novo Hyundai i30 no Brasil terão início em janeiro. A segunda geração do hatch médio, desenvolvida no Centro Técnico da Hyundai Motor Europa, em Rüsselsheim, na Alemanha, virá da Coreia do Sul equipada com o motor Gamma 1.6 16v Flex CVVT, com potência máxima de 128 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 18 mkgf. A transmissão é automática de seis velocidades com trocas sequenciais.
Entre os itens de série estão faróis de xenon, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré embutida no logo traseiro, sensor de chuva, sistema anti-embaçamento, piloto automático, botão Start/Stop e chave inteligente, além de espelhos externos rebatíveis. O ar-condicionado é dual-zone e teto solar panorâmico será, provavelmente, o único opcional.
Preços deverão começar entre R$ 65 mil e R$ 70 mil.
Hyundai Elantra 2.0 Flex
Surpresa foi a presença do sedã Elantra com novo motor 2.0 Flex no estande da Hyundai. É o mesmo motor do ix35, configurado para gerar 174 cv a 6.200 rpm e torque de 21,1 kgfm a 4.700 rpm, quando abastecido com etanol. Com gasolina os números caem para 165 cv e 19,99 kgfm a 4.700 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades.
Apesar de não ter data para chegar ao Brasil, nem expectativa de preço, este Elantra podia ter o interior fotografado. Sem grandes mudanças, o destaque era grande tela touch-screen no painel. Externamente não muda nada, nem as rodas, mas os freios traseiros são a disco, e não a tambor como nos Elantra 1.8.