O Audi A8, lançado no Brasil no ano passado, ganhará uma versão híbrida no exterior. Esta versão já havia sido exposta no Salão de Genebra de 2010, mas desta vez, a Audi o levará para Frankfurt para dar uma prévia do modelo para seu lançamento, que deverá ocorrer em 2012. Sem revelar preços, a marca adiantou detalhes técnicos do carro, que surpreendem positivamente no quesito desempenho por se tratar do sedan topo de linha da Audi.
Um motor elétrico de 54 cavalos (40 kW) alia-se ao 2.0 TFSI de 211 cavalos, totalizando 245 cavalos quando ambos os motores funcionam juntos, de acordo com a montadora alemã. Já seu câmbio será um Tiptronic de 8 velocidades. Seu consumo médio, de acordo com a marca, é de 15,6 km/l. Ainda de acordo com a Audi, suas baterias de íons de lítio podem funcionar sozinhas até o veículo atingir 100 km/h. Nesta hora, o motor a combustão entra em ação.
A Audi investiu também em itens aerodinâmicos. Assim como em diversos híbridos e elétricos, o design das rodas foi feito para que um consumo e desempenho superior fosse aproveitado pelo dono do veículo, por isso as rodas em formato de turbina. Tudo isso permite que o A8 faça de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos.
Por enquanto, não há previsão para o lançamento da versão no Brasil – já que não há nem detalhes sobre seu lançamento nos outros países, mas presume-se que ele chegue às lojas da Europa no primeiro semestre do próximo ano. Demais informações deverão ser anunciadas quando o veículo for exposto no Salão de Frankfurt, que abre as portas para os entusiastas em setembro.