31 de ago. de 2011

Novo Panda tem primeiras fotos oficiais reveladas e será apresentado em Frankfurt

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Revelamos o Uno 2013! Ops… O carro que ilustra essas imagens é, na verdade, a terceira geração do Fiat Panda, modelo de entrada da montadora italiana na Europa. Ele foi construído na mesma plataforma do Uno brasileiro – que ainda originará a segunda geração do Palio, ou a quinta geração, como preferir – e será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, que terá suas portas abertas no dia 13 de setembro, ou seja, daqui a exatas duas semanas.

Ele é bem semelhante ao Uno, mas conta com diferenças consideráveis. Ele é um Fiat europeu, ou seja, tem toques de exoticidades aliado a um estilo urbano, enquanto o Uno é o bonitinho que tem a cor amarelo citrus. O Panda agora ficou mais alto, mais comprido e mais largo, totalizando 1,64 metros de largura, 1,55 m de altura e 3,65 m de comprimento. Segundo a Fiat, ele está mais amplo, confortável e mais bem acabado, e é o que podemos constatar com as fotos de seu interior.

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A bordo, o Panda está bem mais apresentável, com um acabamento que parece ser igualável ao do 500 americano, e divertido como de costume, com os comandos do ar-condicionado digital que parecem estar realizando uma meiose. Os comandos de vidro elétrico, porém, continuam no painel… Apesar de parecer a versão mais completa, considerando os comandos do rádio no volante, o rádio integrado ao painel e o ar-condicionado digital, o Panda está melhor do que nunca.

O Panda terá o motor 0.9 MultiAir, que gera 65 cavalos. Apesar da baixa cilindrada e potência, este motor conta com tecnologias que ajudam o motor a entregar o máximo de desempenho e, principalmente, economia. Haverá, também, o 0.9 MultiAir Turbo, que gera 85 cavalos. Uma posterior versão Abarth e uma outra 4x4 deverão contar com motores cujas potências tenham mais de dois algarismos.

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O Panda melhorou muito nesta terceira geração, e os motores MultiAir o adequa às futuras leis de emissões europeias, além de resultarem em consumos bem econômicos sem deixar de lado a tecnologia – o start & stop estará disponível em todas as versões. Com o acabamento agora próximo do Cinquecento, quem sabe a Fiat retribua os modelos da Chrysler vendidos como Lancia (modelos estes que estarão em um post mais tarde aqui no Novidades Automotivas) vendendo o Panda nos EUA como Chrysler 100. Ops… Ele tem um motor com menos de 1000 cilindradas.

Com informações do Motorpasión