O fato de ter lançado a pedra fundamental de uma nova fábrica no Brasil, no Porto de Suape (Ipojuca, Pernambuco, a 60 km de Recife), no final de 2010, a Fiat reconsiderou seus planos e anunciou um novo local para sua fábrica no nordeste, a cidade de Goiana, a 64 km da capital pernambucana. É de lá que a partir de 2014 sairá o Projeto 344.
Com essa alteração a Fiat perdeu parte da praticidade em estar a apenas 13 km do Porto de Suape, mas em compensação poderá instalar vários setores da fábrica em uma mesmo terreno, de 14 milhões de m², ante os 4,4 milhões de m² de área total disponíveis em Suape. Lá estarão a fábrica de automóveis, parque de fornecedores de primeiro nível (sistemistas), centro de capacitação e treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas.
Um segundo parque de fornecedores poderá se instalar em um terreno à parte, com área de 1,4 milhão de metros quadrados, entre os municípios de Recife e Goiana. Apesar de tudo, em Suape será mantido um centro logístico que continuará a ter importância estratégica para o projeto. A fábrica, devido à nova concepção de integração, poderá produzir entre 200 mil e 250 mil unidades por ano, com investimentos entre R$ 3 bilhões e R$ 3,5 bilhões. O número de empregos diretos deve superar os 3,5 mil postos inicialmente projetados. O acionamento da linha de produção está previsto para o início de 2014.
Fonte | Fiat