No Salão de Detroit de 2009, um pouco antes das montadoras norte-americanas serem abaladas pela crise econômica internacional, a Cadillac chegou a expôr um conceito chamado Converj Concept (cujo nome mais parece com o de uma empresa carioca). O modelo é baseado no Volt, sedan elétrico da GM, e seria uma versão de luxo com o logotipo da Cadillac (e ela, claro, é a divisão luxuosa da GM por lá). Agora, com a estabilidade da GM, a marca confirmou a produção em série do Volt de luxo.
A tecnologia será a mesma utilizada no Volt e no Opel Ampera (versão europeia do Volt). O modelo, chamado por enquanto de ELR, terá o mesmo motor 1.4 a combustão do Volt, assim como o mesmo sistema de baterias. O Volt é considerado elétrico, mas tem um motor a gasolina que recarrega as baterias quando suas cargas diminuem. Híbrido ou não, seria o segundo modelo ecológico da Cadillac, já que a Escalade Hybrid é vendida nos EUA. O segmento superior do ELR é confirmado pelas fotos do conceito de 2009, com apliques de madeira nas portas, por exemplo.
A questão, de fato, será quanto os preços. O Volt por lá custa US$ 42 mil sem os subsídios do governo sobre os veículos elétricos e híbridos, o que pode ser considerado um valor alto. O ELR, portanto, provavelmente, não terá preços tão convidativos.