O site Autos Segredos divulgou os preços da SpaceCross, versão aventureira da SpaceFox. De acordo com o site, os preços da sportwagon (como a VW a chama) partirão de R$ 57.990, mesma faixa da Palio Adventure. Para fazer jus ao preço alto, o modelo virá completo de fábrica, incluindo ar-condicionado, freios ABS, airbag duplo e etc. Já a versão equipada com o câmbio automatizado I-Motion custará a partir de R$ 60.690. Outros equipamentos como computador de bordo com sete funções e sensor de chuva serão disponibilizados desde a versão mais básica da SpaceCross, além dos adereços off-road.
Visualmente, a SpaceCross é destacada pelos para-choques frontais com os gigantescos faróis de neblina de longo alcance, para-choque este utilizado também no CrossFox, no Gol Rallye e na Saveiro Cross. Discretos apliques de plástico na carroceria diferenciam a SpaceCross da SpaceFox, ao contrário da Palio Adventure, que não é tão discreta assim. O nome da SpaceCross está nas laterais e no para-choque traseiro. Além disso, lanternas e rodas escurecidas, estribos e suspensão elevada também contribuem para o visual aventureiro.
Outros itens tecnológicos compõem a lista de equipamentos desde a versão mais barata: retrovisor interno elétrico eletrocrômico, retrovisores externos com função tilt down, Coming & Leaving Home, faróis com acendimento automático e sensor de estacionamento traseiro. Outros adereços visuais estão no interior, como pedaleiras em alumínio. Do lado de fora, os pneus 205/55R15 e rodas de 15 polegadas escurecidas completam o visual da sportwagon.
Como opcionais, serão disponibilizados pela Volkswagen quatro pacotes: o PF3, que trás coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, o PA1, que trás bancos de couro, enquanto o PHC trás volante multifuncional revestido de couro com paddle-shifts (troca de marchas atrás do volante, o que em tese leva a crer que o pacote só estaria disponível nas unidades equipadas com o câmbio I-Motion) com comando para o rádio e para o I-System, enquanto o RH4 oferece rádio com CD Player, reprodutor de MP3 e entrada USB, SD Card e iPod, enquanto o RH5 oferece o mesmo, porém, o rádio é double DIN.
O motor que equipará a SpaceCross é o mesmo 1.6 que equipa as outras versões, que gera 101 cavalos e 104 cavalos na gasolina e etanol, respectivamente. Serão 10 cores no total: branco cristal, vermelho tornado e preto ninja (estas sólidas), preto mystic (perolizada) prata sargas, cinza vulcan, prata vegas, azul island, cinza iron e preto ninja (metálicas). Faltou o laranja Atacama…
A SpaceCross deverá chegar às lojas ainda neste ano. Não se sabe ainda se ela chegará importada da Argentina (onde é produzida, na cidade de Pacheco) ou se a Volkswagen aguardará o início da produção da SpaceFox na fábrica de São José dos Pinhais no Paraná. Apesar do preço alto, já que ela deriva de um compacto que custa a partir de R$ 30 mil, o resultado foi harmonioso. Poderia ser bem mais barata, mas será uma opção interessante em meio aos aventureiros. Mesmo assim, uma Aircross parece ser uma opção bem mais interessante…