A smart anunciou que irá lançar no Salão de Frankfurt, no próximo mês, o novo fortwo elétrico com sistema plug-in. O modelo, renovado, ganhou melhorias tecnológicas. O motor, projetado pela Bosch, possui agora novo motor e novas baterias de lítio. As baterias agora são da empresa alemã Accumotive, e não mais da Tesla. Com as novas baterias, o pequeno fortwo pode rodar 25 quilômetros a mais, totalizando 140 km de autonomia, apenas 20 km a menos que o Nissan Leaf.
O motor Bosch gera 73 cavalos, um avanço de 33 cavalos em relação à versão anterior. Para carregar as baterias completamente, demora-se cerca de 8 horas nas tomadas europeias, e menos de uma hora nos grandes centros de recarga que estão sendo construídos ao redor do mundo em favor dos carros elétricos. A smart pretende comercializá-lo em 30 países.
Se ele custar algo em torno de 15 mil euros, a marca poderia lançá-lo por, no máximo, R$ 65.000, tornando-o o primeiro elétrico do Brasil. Porém, considerando a quantidade de países europeus em que a marca atua, e o fato do Velho Continente estar mais adepto a esses tipos de carro, talvez o Brasil não esteja nas prioridades, principalmente com a falta de incentivos aos carros elétricos por parte do governo.