A Toyota apresentará o Toyota Prius Plug-in em sua versão final no Salão de Frankfurt, que abre as portas para o público no próximo mês. A novidade é o sistema plug-in, permite que o dono do veículo possa utilizá-lo como um carro elétrico em pequenas distâncias (vale lembrar que o Prius é um híbrido), carregando-o em uma tomada ou em qualquer fonte de energia elétrica externa, como também é feito com o Nissan Leaf. A autonomia, ponto muito debatido do segmento “verde”, não foi revelada pela marca.
Apesar disso, seu conceito, apresentado há dois anos também no Salão de Frankfurt, tinha autonomia de 20 km no modo elétrico. Ao passar de 100 km/h, o motor a combustão entrava em funcionamento. Nestas condições, o Prius libera 49 gramas de CO2 por quilômetro, média semelhante ao de um smart fortwo mhd.
Se a autonomia aumentar para pelo menos 80 quilômetros, o Prius Plug-In poderá ser uma opção interessante, pois não poluiria no dia-a-dia urbano, sendo também uma alternativa um pouco mais barata aos elétricos. Resta saber, porém, se o Prius Plug-In terá opções de recarga inteligente, como no caso do Nissan Leaf.