A nova geração do Seat Toledo poderá representar a virada da Seat na Europa, onde hoje possui vendas consideráveis apenas na Espanha, por conta da falta de atrativos em relação aos equivalentes da Volkswagen. Derivado do Volkswagen Vento, o novo Polo Sedan - que não é vendido na parte ocidental da Europa - o Seat Toledo poderá explorar o segmento sem que um “primo” o atrapalhe, isto em sua versão definitiva. No Salão de Genebra o exibirão ainda como conceito.
Com 4,48 m de comprimento, com eixos é de 2,60 metros, 1,67 m de largura e 1,69 m de altura, ele oferecendo espaço suficiente para cinco ocupantes, como o Volkswagen Vento, a nova geração do Polo Sedan, do qual é derivado. O interior não deve nada a muitos sedans europeus, e abusa da sobriedade clássica dos Volkswagen com tons claros e couro na maioria das superfícies. Resta saber se veremos isso na versão definitiva.
Em termos estéticos, o Toledo Concept segue outros protótipos da fabricante espanhola, como os IBE, IBX e IBL. A dianteira caracteriza-se pela grade mais larga e baixa, e pelos faróis, em forma de pentágono. As lanternas traseiras são maiores do que as que se vê normalmente em um Seat, e caem bem com a traseira, digamos, empinada. Isto garante uma capacidade próxima dos 500 litros para o porta-malas, que curiosamente se abre junto com o vidro traseiro, lembrando o Ford Escort e outros notchbacks e fastbacks.
Não foram adiantados detalhes sobre a mecânica, mas é de se esperar a inclusão dos motores 1.2 e 1.4 TSi a gasolina, além dos 1.6 TDi e 2.0 TDi, com potências entre os 105 e os 170cv.
Fonte | Autoblog