A Volkswagen anunciou hoje as mudanças da família Gol para a linha 2013. Novos opcionais, cores e itens de série figuram entre as novidades. Além disso tudo, a Volkswagen aproveitou para apresentar sua versão especial para o Gol, chamada de 25 anos. Em alusão aos 25 anos consecutivos na liderança do ranking dos mais vendidos (embora tenha sido superado por diversos modelos em algumas ocasiões). As mudanças chegaram até mesmo à esquecida Parati.
A linha G4 foi a que mais recebeu mudanças. Afinal, ela precisa de fôlego até 2014, quando completará 9 anos de mercado e deverá ser substituída pelo Up! (isso, é claro, se ele não chegar antes). Novas calotas foram inclusas nos itens de série, substituindo a atual, criticada por dar ao carro ares de anos 1990. A versão EcoMotion também ganhou as novas calotas.
O pacote Trend, oferecido como opcional, ganhou o acréscimo de equipamentos como faróis com detalhes cromados no interior, lanternas traseiras escurecidas, volante de quatro raios (possivelmente o mesmo que equipou o G4 na versão Power), luz de cortesia no porta-malas, tape nas colunas “B” e “C” e três alças de segurança no teto. Outros opcionais como faróis de neblina e novas rodas de liga leve de 14” também foram adicionados.
Já o Gol G5, nas versões 1.0 e 1.6, ganharam o temporizador do limpador de para-brisas. Já os Gol Power 1.6 e Voyage Comfortline, também 1.6, ganharam setas nos retrovisores, um avanço para a segurança de trânsito. Airbags e freios ABS já são de série em ambas as versões acima há algum tempo.
A Parati ganhou novos tecidos para os bancos e mudanças para o pacote Trend, que conta agora também com tape nas colunas B e C e três alças de segurança no teto, assim como acabamento cromado no farol, algum dos itens oferecidos no mesmo pacote do Gol G4. A Surf ganhou todos esses equipamentos de série, junto de rodas de liga leve de 15”. A única explicação para a Parati manter-se em linha é a possibilidade de uma nova geração estar sendo projetada, já que a SpaceFox possui preços bem próximos e é bem mais moderna.
A série 25 anos do Gol, no entanto, parece só querer comemorar. Ao contrário da maioria das versões especiais, ela não possui um atrativo em especial. Existem dois pacotes de equipamentos: o primeiro inclui os logotipos em alusão à série, tecido exclusivo para os bancos, frisos laterais, retrovisores e maçanetas na cor do veículo (até que enfim, Volkswagen), tape na coluna B, spoiler traseiro, faróis escurecidos, lanterna traseira escurecida, direção hidráulica, conta-giros, setas nos retrovisores, para-sóis com iluminação e espelho dos dois lados, porta-revista atrás dos dois bancos dianteiros, faróis e lanterna de neblina, destravamento interno elétrico do porta-malas, preparação para som, travas elétricas e antena no teto. Isso tudo por R$ 2.790.
O segundo pacote reúne todos os itens acimas acrescentado de rodas de liga leve de 14”, pneus 185/60 R14 e rádio com CD Player e entrada USB, custando, ao todo, R$ 3.790. A versão só será oferecida com o motor 1.0. A Volkswagen poderia ter aproveitado a versão para oferecer um Gol com um bom custo x benefício e recheado de equipamentos para justificar, ao menos, todos esses anos rendendo boas vendas.
As cores novas são o Cinza Marine (exceto para o Gol Power e Rallye) e o Cinza Quartzo. Infelizmente, o investimento não foi em cores diferentes – diferentes tons de azul fazem falta no Gol. Isso só contribui para que o trânsito se torne cada vez mais prata. É possível manter a sobriedade, presente na maioria dos Volkswagen, sem apelar para o preto e prata. Quando as montadoras se conscientizarão disso?
Em todo caso, ao menos o Gol está mais equipado em algumas versões. O G4 ficou mais atraente – mas seu preço deveria estar, no mínimo, alinhado com o Mille ou um pouco acima. O lançamento da linha 2013 só confirma que a reestilização deverá ficar mais para a frente, já que o Novo Palio não ameaçou – por enquanto – a liderança do hatch da marca alemã.