Esqueça o nome 620 GT. F12berlinetta é o nome da mais nova Ferrari, que é também a mais rápida de toda história da marca. A substituta da 599 GTB Fiorano certamente será uma das principais atrações do Salão de Genebra, e logo se destacará como maior concorrente do Lamborghini Aventador. Os números favorecem a nova Ferrari.
O motor é baseado no já visto na Ferrari FF, um V12 de 6,25 litros de cilindrada, com distribuição variável, injeção direta, lubrificação por cárter seco e montado com ligas leves e resistentes. Mas é mais poderoso: gera 740cv a 8700 rpm (!) e 69 kgfm de torque máximo a 6000 rpm, sendo que a maioria desta força pode ser usada a partir dos 2500 rpm. Montado em em posição central, imediatamente após o eixo dianteiro, o motor garante uma distribuição de peso onde 46% está na dianteira e 54% na traseira.
Acoplado a uma transmissão automatizada de sete velocidades com dupla embraiagem e diferencial eletrônico (a tração é traseira), o F12berlinetta acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e chega aos 200 km/h em apenas 8,5 segundos. Segundo a Ferrari este superesportivo ultrapassa 340 km/h. O F12 Berlinetta cumpre uma volta em 1m23s No circuito de Fiorano, mais rápido que qualquer outro modelo de rua da marca.
Com novo chassis spaceframe projetado pela Scaglietti que usa 12 diferentes tipos de ligas – algumas inéditas na indústria - e novas técnicas de montagem , o que resultou em um aumento de 20% na rigidez torcional do F12berlinetta e no peso de 1525 kg, o que significa uma redução de 70 kg em relação ao 599 GTB. Ele está também mais eficiente, com consumo de 6,6 km/l (ante 5,6 km/l) e emissões de CO2 de 350 gr/km (contra 415 gr/km). O sistema stop/start contribui para tal feito.
A Ferrari F12 Berlinetta começará a ser vendida na Europa no final deste ano por valores em torno dos 350 mil euros, cerca de 800 mil reais.