Após ter identificado as fabricantes que se livraram do aumento do IPI por terem modelos com mais de 65% de componentes regionais e cumprirem fases de produçõ no Brasil, o governo começará em março a flexibilizar a sobretaxa de IPI para veículos importados, considerando importadores que estejam construindo fábricas no Brasil, disse o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Mauro Borges Lemos.
Para Lemos “O IPI foi usado como freio de arrumação, agora vamos flexibilizar, reduzir”, “É um incentivo para acelerar o investimento.” A alíquota adicional de até 30 pontos percentuais para veículos com menos de 65 por cento de conteúdo produzido localmente foi adotada em dezembro para conter a disparada nas vendas de carros importados no País e impulsionar a competitividade de fabricantes brasileiros. A medida gerou protestos de fabricantes e até um certo descontentamento internacional (vide o Japão, entrou com representação na Organização Mundial do Comércio).
Entre as companhias que podem ser beneficiadas pela nova iniciativa, estão a JAC Motors, Chery Motors e BMW, que por sua vez deve anunciar no próximo mês se sua fábrica será em São Paulo ou Santa Catarina.
Boas notícias para 2013
O governo tem planos para cortar o IPI ao longo dos próximos quatro anos a partir de janeiro de 2013, e usará como base para a adoção de alíquotas menores a economia e segurança, e um maior maior nível de nacionalização. “Nós estamos abaixo do nível tecnológico mundial”, “O que a gente quer é uma modernização.”, disse Lemos, que é o principal conselheiro de política industrial do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.
Agora resta acertar os detalhes da medida junto a presidente Dilma. “O arcabouço do regime está pronto”, disse Lemos sobre a estrutura da cobrança de IPI sobre importados.
Fonte | Bloomberg