A Peugeot se deu conta que o mercado brasileiro está começando a ficar mais exigente e parece ter despertado. Após descobrir que para andar à frente da concorrência deverá manter seus produtos alinhados com o mercado Europeu, a montadora já está mostrando serviço. Com uma passagem de 7 anos, sem muito brilho, no mercado nacional o 307 joga a toalha e dá a vez ao 308. Mais moderno, com design mais atual e com o emprego de novas tecnologias, o hatch deverá ser a nova arma da Peugeot em uma renovação da linha. Já ano que vem veremos o 208 sendo fabricado por aqui.
Alinhado com a reestilização sofrida na Europa no ano passado o modelo tem linhas mais musculosas e modernas. com grade que segue o atual DNA da marca e faróis mais alongados. Até luzes diurnas de LEDs estão presentes, mas só na versão topo de linha.
Ele faz uso da Plataforma 2, assim como o antecessor 307. De certa forma cresceu: está está 7,4 cm mais longo e 5,3 mais largo. Entretanto, o entreeixos teve seus 2,61 metros mantidos. O interior é segue padrão semelhante ao sedan 408, ou seja, uma renovação em relação ao 307, com um avanço de qualidade dos materiais. Ele continua amplo, a ponto de fazer frente a muito monovolume. Uma boa novidade é o teto panorâmico de vidro CIELO, que, dependendo da versão de acabamento, aumenta a superfície envidraçada do teto para 0,83 m2 de área. O porta-malas comporta o maior volume da categoria, com 430 litros.
Continuam sendo duas as opções de motorização: 1.6 e 2.0. O 2.0 é o mesmo que já equipava anteriormente no 307, e gera uma potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido com etanol e um torque máximo de 22 mkgf a 4.000 rpm. São oferecidos um câmbio manual de cinco marchas e um automático seqüencial AT8 de quatro velocidades.
Já o motor 1.6 é novidade. Após uma série de alterações, agora é chamado 1.6 16V EC5. O destaque fica por conta do sistema de partida à frio Flex Start, que elimina o tanquinho de gasolina para partida a frio. Ele faz uso de bicos eletroinjetores com filamentos que aquecem o combustível (no caso, o etanol) antes que seja dada a partida no motor. Segundo a Peugeot, o sistema entra em ação quando a temperatura atinge, ou está abaixo dos 5ºC.
Além disso, o motor ganhou comando de válvulas de admissão variável, o que garante 80% do torque já a partir de 1.500 rpm, além de bomba de óleo variável, pistões, anéis de vedação e cilindros de baixo atrito, bielas forjadas, tuchos hidráulicos, coletpr de plástico e acelerador eletrônico (drive by wire). A receita resulta em 122 CV de potência a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 CV a 6.000 rpm e 15,5 mkgf de torque.
Versões, equipamentos e preços:
308 Active 1.6 – MT: R$ 53.990
- Ar-condicionado;
- Direção eletro-hidráulica;
- Airbag duplo frontal;
- Freios ABS com REF e AFU;
- Computador de bordo;
- Para-brisa acústico;
- Banco do motorista com regulagem de altura;
- Volante em couro com regulagem de altura e profundidade;
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros seqüenciais e com anti-esmagamento;
- Retrovisores elétricos;
- Travamento elétrico centralizado das portas;
- WIP Sound Rádio CD Player MP3;
- Comando do rádio na coluna de direção;
- Roda em liga leve de 16 polegadas.
308 Allure 1.6 – MT: R$ 56.990
- Ar-condicionado automático digital Bi-zone com saída de ar traseira;
- Faróis de neblina dianteiros;
- WIP Plug - Conexão USB para iPod/MP3 Player e entrada AUX;
- WIP Bluetooth: conexão Bluetooth para celular (kit mãos livres) e audio streaming;
- Acendimento automático dos faróis;
- Limpador do para-brisa automático;
- Grade do para-choque dianteiro com frisos cromados;
- Iluminação “lead me to the car” e “follow me home” (acendimento dos faróis por um tempo determinado);
- Retrovisor interno eletrocrômico;
- Apoios de braço individuais nos bancos dianteiros.
308 Allure 2.0 – AT: R$ 63.990 | MT: R$ 59.990
- Roda em liga leve de 17 polegadas;
- Regulador e limitador de velocidade;
- Painel de instrumentos de fundo branco (versão automática);
- Teto panorâmico de vidro CIELO como opcional.
308 Feline 2.0 – AT: R$ 70.990
- Alarme;
- Bancos em couro;
- Teto panorâmico de vidro CIELO;
- Retrovisor externo rebatível eletricamente;
- Luzes diurnas em LED;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Dois airbags laterais (proteção do tórax dos ocupantes dianteiros);
- Dois airbags tipo cortina (proteção à cabeça dos passageiros dianteiros e traseiros);
- Controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR);
- Soleira em alumínio com inscrição PEUGEOT;
- Pedais em alumínio;
- WIP NAV com tela colorida retrátil (opcional).