A Rinspeed, montadora suíça conhecida por seus conceitos exóticos, divulgou a sua principal atração para o Salão de Genebra, que abre as portas ao público no dia 6 de março. O conceito DOck+Go é uma extensão para o smart fortwo, servindo como uma espécie de mochila. Uma prévia do modelo já havia sido divulgada em dezembro, mas a marca divulgou fotos oficiais do conceito que será exposto em Genebra, repleto de adereços tecnológicos e estéticos.
O fortwo Dock+Go foi preparado em conjunto com a Harman e outras empresas estampadas pela carroceria. O design conta com algumas mudanças, e o interior recebeu as principais mudanças. Acabamento aparentemente em camurça na cor vermelha e uma gigante tela touch-screen de 12,1 polegadas no painel para controlar o sistema multimídia do pequeno smart. O interior também conta com outros gadgets, como o volante integrado ao sistema multimídia, com a possibilidade de conectar o seu celular ao volante para, portanto, manusear suas ferramentas pela tela multimídia.
O mais interessante é que esse compartimento se torna ainda mais viável se for a versão elétrica do smart. Uma variante da extensão conta com baterias e um motor elétrico equivalente a 71 cavalos que, só por ele, poderia levar o fortwo a 145 km/h e de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos. O acréscimo do motor também auxilia a aprimorar a autonomia de 140 km.
Pode parecer apenas uma loucura, mas faz sentido em um continente como a Europa, onde carros como o fortwo são procurados para cidades com ruas bem estreitas, comuns no Velho Continente. Porém, a única desvantagem é o porta-malas mínimo, que não é suficiente para as compras de sábado ou bagagens para viagens, por exemplo. O Dock+Go é a solução para isso.
Não se sabe quanto a mochila para o smart irá custar, nem se será oferecida fora da Suíça. Outros detalhes sobre o conceito e sua versão de produção deverão ser divulgadas ao longo do Salão de Genebra. Os preços, no entanto, não deverão ultrapassar os 10 mil euros.