O modelo de entrada da linha Renault acaba de receber uma reestilização inspirada em sua nova geração, comercializada atualmente na Europa. O Clio mantém sua lateral atual, mas recebe alterações na parte frontal, traseira e interior, além de motor retrabalhado. Será vendido em três versões, com preços partindo de R$ 23.290.
A versão atual vinha sendo comercializada por preços inferiores aos indicados oficialmente pela fabricante, agora com as mudanças o preço oficial caiu quase mil reais, para se aproximar do que vinha sendo praticado. A versão Authentique de duas portas é a mais barata, com quatro portas o valor sobe em R$ 1.000,00, custando R$ 24.290. A Expression custa 700 reais a mais que esta última e só é oferecia com quatro portas.
A versão Authentique vem de série com computador de bordo, conta-giros e brake-light, com possibilidade de adicionar ar-condicionado opcionalmente. A Expression adiciona limpador, lavador e desembaçador traseiro, ar quente e detalhes cromados no interior. Esta pode ser equipada com ar-condicionado e direção hidráulica.
As duas versões podem ter alarme, vidros e travas elétricas instalados como acessório nas concessionárias, com garantia. Outro acessório é o som com CD, Bluetooth e entrada USB, capaz de reproduzir MP3 e WMA.
O motor 1.0 16v Hi-Flex foi retrabalhado e agora chama-se Hi-Power. Desenvolvido especificamente para o Brasil, o motor possui nota A em consumo, pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO. Equipado com ar-condicionado e direção hidráulica, o carro faz 9,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol e 13,1 km/l na cidade de 14,3 km/l na estrada com gasolina.
A versão sem os equipamentos possui números melhores, com 9,5 km/l e 10,7 km/l com etanol e 14,3 km/l e 15,8 km/l com gasolina. Para auxiliar o motorista em uma condução mais econômica, o quadro de instrumentos possui faixas de cores no conta-giros que indicam as rotações adequadas para melhor consumo e melhor desempenho. As emissões reduzidas atendem às normas que entrarão em vigor no Brasil em 2015.
O novo motor conta com 71 peças alteradas, incluindo bomba de óleo de bielas do 1.2 16v turbo vendido na Europa, novos bicos injetores e nova central eletrônica. A taxa de compressão aumentou de 10:1 para 12:1. A potência melhorou e agora é de 77 cv com gasolina e 80 cv com etanol, atingidos com 5.750 rpm. O torque é de 10,1 kgfm com gasolina e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm.
O desempenho melhorou sensivelmente. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,7 s com etanol e 14,3 s com gasolina. A velocidade máxima é de 168 km/h e 167 km/h, respectivamente. Os pneus agora são de 13 polegadas, com medida 175/70 com resistência a rodagem reduzida.
Na frente o carro recebe novos faróis, para-choques e grade, um conjunto novo inspirado no modelo europeu e que não chega a ser feio, mas destoa do desenho da lateral do carro, que tem origem nos anos 90. Na traseira muda o desenho interno das lanternas, há novos vincos na tampa do porta-malas e aerofólio com Brake-light.
O interior mantém o desenho da versão atual, mas muda o grafismo do painel, forração de bancos e agora encontramos detalhes prateados no painel. Vários kits de personalização para o carro serão oferecidos, para o interior e exterior, para detalhes e preços sobre os kits acesse o configurador do carro no site da Renault. A garantia de três anos e revisões com preço fixo estão mantidas. A expectativa da marca é que as vendas do carro cresçam em 30%.
Fonte/Fotos | Renault