Meses e meses antes da abertura de um Salão do Automóvel, já se especula sobre suas atrações. Com o de São Paulo não é diferente. Além de ser palco da apresentação de diversos lançamentos, o evento é também vitrine para carros que serão lançados no ano seguinte, ou mesmo depois. Mesmo assim, alguns modelos que devem chegar às lojas em 2013, e que esperávamos ver no Salão do Automóvel, faltaram.
Nissan Sentra
Na expectativa de encontrar a nova geração do Sentra no estande da Nissan, terminei me deparando com o novo Altima. Maior que o Sentra, o sedã médio-grande da Nissan começa a ser importado dos Estados Unidos nos primeiros meses de 2013. E o Sentra não apareceu por lá por seu lançamento não estar exatamente certo no Brasil, e por ainda terem um bom estoque do modelo anterior no Brasil. De toda forma, já deverá estar a venda antes do segundo semestre de 2013.
Chevrolet Tracker
Realmente foi um erro o Chevrolet ter aparecido no Facebook da Chevrolet. Enquanto muitos falam que ele já chega ao Brasil em janeiro, sua ausência no Salão só revela que ele, na verdade, não será lançado tão cedo no Brasil. Na coluna desta semana, Fernando Calmon apontou que o Tracker, que já é fabricado no México, também será fabricado na Argentina (veja aqui).
Peugeot 2008
Apesar de a Peugeot não esconder de ninguém que fabricará o SUV compacto 2008 no Brasil a partir de 2014, ela não trouxe a versão conceitual do modelo, que semanas atrás deu as caras no Salão de Paris. Derivado do 208, cujo lançamento no Brasil está previsto para o início de 2013, o 2008 contará com duas opções de motorização no Brasil: 1.6 de 122 cv e 2.0 de 151 cv, ambos flex.
Ford Focus Hatch
A nova geração do Ford Focus começa a ser fabricada na Argentina em 2013, prometendo ser um dos principais lançamentos da marca no ano. Mas para o Salão do Automóvel ela levou apenas o Focus Sedan, tratando-o como um mero veículo de demonstração. Estranho…
Novos Renault Logan e Sandero
Outros que apareceram no início de outubro no Salão de Paris foram os novos Logan e Sandero, mas como Dacia – divisão romena da Renault. Ontem, com a apresentação do novo Renault Symbol na Turquia, ficou claro que os compactos não vieram para São Paulo, pois as unidades brasileiras serão diferente dos Dacia. O lançamento está previsto para o final de 2013, já como linha 2014.
Volkswagen Golf
Havia, sim, pessoas que acreditavam que a sétima geração do Golf estaria no estande da Volkswagen no Anhembi. Mas o único Golf que está por lá é o fabricado atualmente no Brasil. Pelo menos pintado num raro tom de azul escuro… A Volkswagen quer fabricar o Golf VII em São José dos Pinhais (PR), mas ainda negocia com o sindicato local. Se tudo der errado, o hatch será importado do México, sujeito ao regime de cotas.
As fabricantes ausentes:
Lamborghini, Bentley, Maserati e Ferrari não estiveram por lá oficialmente, mas todos sabiam disso por seus importadores acharem alto o investimento para um stand. Mas outras duas fabricantes, sem grande relevância no entanto, ficaram sem estande no evento.
Seat
Já faz uma década que nenhum Seat é vendido no Brasil, e não há qualquer esperança para que isto volte a acontecer. Nem mesmo na Argentina, onde chegou a produzir carros, a Seat está presente. Mas ainda assim, até 2010 a Seat tinha um pequeno estande, às vezes com um carro só. Este ano nem isso. Mas nos dias abertos ao público apareceu por lá um Seat Leon Cupra R.
Lifan
Em situação delicada no Brasil, a Lifan viu muitas concessionárias fecharem este ano, e perdeu seu estande no Salão do Automóvel. Atualmente a matriz chinesa está assumindo as operações da marca no Brasil, que até então estavam nas mãos da importadora Effa. Enquanto isso não acontece, a Lifan sofre com queda nas vendas no Brasil.