Agora está confirmado: a Infiniti, marca de luxo da Nissan, iniciará suas operações no Brasil dentro de dois anos, no segundo semestre de 2014. O anúncio foi feito ontem por Johan de Nysschen, presidente mundial da Infiniti, no autódromo de Interlagos, durante visita aos treinos classificatórios da Fórmula 1.
Num primeiro momento, serão apenas duas concessionárias, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. Elas venderão os crossovers FX e JX, sempre com motores V6. Hoje, o FX é oferecido com um 3.5 V6 de 303 cv com câmbio automático de sete marchas e o JX conta com um 3.5 V6 de 265 cv e câmbio CVT. Os preços ficarão entre R$ 150 mil e R$ 300 mil.
A Nissan não é a única japonesa que aposta no Brasil para ampliar as vendas de suas divisões de luxo. Toyota já trouxe a Lexus e a Honda anunciou durante o Salão do Automóvel que trará a Acura a partir de 2015. Com a Infiniti a Nissan quer atingir as classes A e B que hoje compram Audi, BMW e Mercedes. Ela inclusive irá monitorar e conversar com os clientes que possuem um Infiniti importado de forma independente, que são cerca de 2 mil.
Há espaço, e a Infiniti acredita que alcançará 5% do mercado premium. Para tal, é fundamental alcançar a meta de 13 ou 14 pontos de venda no Brasil – todos em capitais estaduais – até 2017.