Fabricante chinesa quer vender 800 unidades do modelo por mês no Brasil
A JAC Motors tem um novo carro de entrada no Brasil. Se trata do subcompacto J2, que em breve estará em todas as concessionárias da fabricante chinesa. Ele quer se valer das dimensões reduzidas – 3,53 m de comprimento, 43 cm a menos que o J3 – e do preço inferior (R$ 30.900) para conquistar 800 clientes por mês, que é a estimativa de vendas da marca para o modelo.
Apesar de custar R$ 6 mil a menos que um J3, o J2 conta compartilha do mesmo motor, um .3 (tratado como 1.4) com comandos de válvula de admissão variável que gera 108 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 14,1 kgfm a 4.500 rpm. Como é leve (915 kg) chega aos 100 km/h em 9,8 s e aos 187 km/h de velocidade máxima, caso quem estiver ao volante tenha coragem suficiente.
Pelos R$ 30.900 pedidos pelo JAC J2 – válidos enquanto permanecer a redução do IPI – é possível comprar as versões de entrada de Chevrolet Onix e Toyota Etios, e com mais um pouco, também o HB20 1.0. Mas o JAC J2 mira mesmo é em Chery S-18 e em Kia Picanto, que se destacam pelas dimensões reduzidas e por serem ideais para o uso urbano. O J2 é o menor, o mais barato e o mais potente deles, mas não é flex. Seu porta-malas, com 120 litros de capacidade, também perde para os concorrentes.
A lista de equipamentos de série do JAC J2 contempla trio elétrico, desembaçador traseiro, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis de neblina, airbag duplo dianteiro, cintos dianteiros com pré-tensionador, alarme, freios ABS com EBD, sensores de estacionamento traseiro, volante com regulagem de altura, ar condicionado, CD MP3 player com entrada USB e abertura interna da tampa do tanque de combustível. A direção tem assistência elétrica.
A JAC Motors aponta que as adaptações do J2 para o mercado brasileiro contemplam desde a adoção do motor 1.3 (na China ele usa um 1.0), recalibração da suspensão, melhora na vedação dos vidros até o aumento da proteção acústica da cabine. A garantia é de seis anos.