20 de nov. de 2012

Novo motor Honda 1.6 diesel pesa apenas 47 kg e gera 30,6 kgfm de torque

Honda_16_iDTEC_18067_Small_Diesel_Engine

A Honda revelou um novo motor a diesel, de 1,6 litro i-DTEC feito exclusivamente para o mercado europeu, onde equipará inicialmente o Civic. O motor possui a “Earth Dreams Technology” e usa engenharia avançada com aplicação de muito alumínio, resultando em um motor com apenas 47 kg de massa.

Muito leve, o motor possui também bom rendimento, com potência de 120 cavalos e bom torque de 30,6 kgfm a 2.000 rpm. O consumo médio é de 27,7 km/l e as emissões são de 94 g de CO2 por quilometro. No início de 2013 ele será encontrado no Civic, já no final do ano equipará o crossover CR-V, mas sempre apenas na Europa. O motor será produzido na fábrica de Swindon no Reino Unido, de onde também sai o 2.2 i-DTEC.

Para obter a redução de peso, a marca foi precisa. Nas paredes dos cilindros, por exemplo, a espessura foi reduzida em um milímetro, de 9 para 8 mm, em comparação com o 2.2. Pistões e bielas também são mais leves e assim perde-se menos energia com atrito. Sobrealimentado, o turbo Garret de quarta geração atua com mais agilidade e a injeção direta da Bosch trabalha a 1.800 bar. A câmara de combustão redesenhada visa evitar temperaturas em que são formados os NOx.