Há modelos cujas pinturas sólidas e metálicas não diferem seus preços, outros que tem pintura sólida mais cara que a metálica. Estes não obedecem à lógica. A pintura sólida, contém apenas pigmentos de cor, enquanto que a metálica recebe partículas de alumínio, o que por via de regra a encarece. Mas não é disso que quero tratar, e sim da diferença do preço da pintura metálica de acordo com as versões de um mesmo carro.
O fenômeno é estranho, e, inclusive, já foi mais comum. Apesar de serem esteticamente diferenciados apenas pelo logotipo do motor, a pintura metálica de um Fiat Palio Attractive 1.0 custa R$ 940,00 e em todas as demais versões do modelo custa R$ 1.020. A diferença é mais gritante entre os Uno Vivace e Way 1.0 e os Economy e Way 1.4. Nos com motor 1.0 a pintura custa R$ 750,00 e nos 1.4, R$ 1.020. E é indiferente se eles tem 2 ou 4 portas. Oras, até onde a vista alcança, são carros iguais!
Na Volkswagen isso acontece com Gol, Voyage e Fox. Com a Saveiro também, mas de forma diferente. A Saveiro 1.6 CS não tem para-choques pintados enquanto a Saveiro Trooper CS tem, e o preço de sua pintura metálica é R$ 989,00, mesmo valor cobrado na versão 1.6 CS. Se quiser para-choques pintados o será necessário optar por algum dos pacotes “Trend”, que não saem por menos de R$ 1.046. Oras, esta pintura já não estava paga?
Ainda assim, por quê de a pintura metálica de um Voyage, Fox ou Gol 1.6 custar mais caro que a de seus equivalentes 1.0, se, até receberem um motor na linha de montagem, eles são carros estritamente idênticos.
Buscando entender se esta variação de preços é motivada por tributos, bônus para as versões mais baratas ou pura conveniência, entramos em contato com Fiat e Volkswagen. Mas não obtivemos retorno.