A atual geração do Chevrolet Cruze surgiu na Coreia do Sul, em 2008, como o novo Lacetti, da extinta Daewoo, mas ela já está cansando. Já trabalhando na próxima geração do sedã global, a General Motors anunciou que o novo modelo não será mais fabricado na unidade da marca em Gunsan, na Coreia do Sul. As fábricas da Opel na Europa, que estão ociosas, darão conta da demanda do modelo na Ásia e Europa.
Fazendo jus às boas vendas que vem obtendo em diversos mercados, como o Brasil, o novo Chevrolet Cruze será responsável por estrear a nova plataforma D2XX. Ela também será usada pelos próximos sedãs e crossovers da GM, além dos novos Opel Astra e Ampera, e pelo Chevrolet Volt.
O novo Cruze tem lançamento no exterior previsto para o segundo semestre de 2014. Já a data de sua chegada ao Brasil é uma incógnita. Fabricado no Brasil há pouco mais de um ano, no início o Cruze tinha parte considerável de seus componentes importados da Coreia, e aos poucos ele foi sendo nacionalizado. É, portanto, um modelo ainda recente por aqui. Mas como bem apontou o jornalista Fernando Calmon em seu Twitter, a data bate com o início da produção do “projeto Fênix” na Argentina, que foi anunciado como modelo global. Seria o novo Cruze?