Compacto e elétrico – tudo que a América não queria há 20 anos
O Salão de Los Angeles encerra o ciclo de Salões ao redor dos EUA, que giram em torno principalmente das cidades de Detroit, Nova York, Chicago e a própria LA. Para o evento, que abre as portas ao público em 30 de novembro, a GM prepara uma versão elétrica do Spark, a ser vendida tanto nos EUA quanto em outros mercados como a Coreia do Sul. O hatch foi introduzido no mercado de lá há poucos meses, sendo vendido por pouco mais de US$ 12 mil. A versão elétrica também não será tão barata – virá, no máximo, por US$ 25 mil com incentivos fiscais.
Em valores brasileiros, são R$ 50 mil, algo justificável pela tecnologia emplacada no modelo. A questão é que um Nissan LEAF custa um pouco mais, cerca de US$ 27 mil, também com incentivos fiscais do modelo. Além de ser maior, o LEAF tem acabamento mais esmerado e um número maior de equipamentos de série. Ainda assim, é uma boa tentativa para popularizar os veículos de energia verde, mesmo que os EUA não sejam um exemplo de produção limpa de energia elétrica.
O Spark EV reúne dois conceitos que eram rejeitados pelo consumidor norte-americano até alguns anos atrás: carros compactos e, ainda por cima, elétricos. Os carros pequenos eram fadados a vendas baixas em sua grande maioria, sendo trocados por modelos enormes como picapes e sedans grandes. Muitas vezes viravam motivo de piada, como o Yugo. A versão não é uma loucura aleatória da GM: ela mostra o quanto o mercado norte-americano, em especial após a crise de 2009, que dizimou montadoras como a Pontiac e a Hummer.
Dentre as principais mudanças no exterior estão na grade, que lembra a do Volt, um difusor de ar traseiro e um spoiler na tampa do porta-malas. Já o interior manteve cores sóbrias, mas conta com um belo quadro de instrumentos digital e futurista, também semelhante ao do Volt. No console central, está o sistema MyLInk, presente em muitos carros da GM ao redor do mundo, inclusive no Onix.
O motor do Spark EV gera 96 kW (equivalente a 129 cv) de baterias de íons de lítio e vai de 0 a 96 km/h em menos de oito segundos, graças ao intenso torque dos carros elétricos. Ele leva sete horas para ser totalmente carregado em uma tomada de 240V, enquanto em tomadas especiais de recargas de carros elétricos a bateria pode ser carregada em 80% durante 20 minutos. Sendo ecológico, pequeno e barato, o EV chegará primeiramente aos estados da Califórnia e Oregon, alcançando voos maiores logo em seguida, quando será vendido também no Canadá e na Coreia do Sul.