14 de out. de 2011

BMW revela o Série 3 2012 (F30)

bmw-serie-3-f3014
Hoje foi o dia de a BMW apresentar ao mundo como ficou a sétima geração do BMW Série 3, codinome F30. Após seis anos no mercado, a quinta geração dá lugar a uma renovada, e alinhada estéticamente com os outros três volumes da marca, além de está mais amplo e cheio de novidades.

bmw-serie-3-f3040
As alterações estéticas são evidentes, e não é difícil concluir que este se saiu melhor que o Série 1. Como era de se esperar, o Série três cresceu; está 93 mm mais comprido e tem entreeixos 50 mm maior, enquanto a bitola do eixo dianteiro está 37 mm mais larga, enquanto a traseira cresceu 47 mm. Por tabela, o interior ficou mais espaçoso e confortável, principalmente para os bancos traseiros, por conta do ganho de 15 mm para as pernas e 8 mm para a cabeça de quem vai atrás.
bmw-serie-3-f3061
Mas a BMW garante que as dimensões maiores não resultaram em um carro menos ágil. Pelo contrário; as versões estão 40 quilos mais leves, em média. Para a BMW o novo Série 3 será o modelo mais esportivo de seu segmento. Aliás, haverá quatro modos de condução disponívels: Sport, Sport+, Confort e ECO. Este último ativa o sistema de recuperação de energia de frenagem, indica o melhor momento para troca de marchas e desativa automaticamente o compressõr do climatizador se necessário. Mas, quem o quiser para uso familiar poderá ficar contente com os 20 litros extras no porta-malas.
bmw-serie-3-f3044
Quando suas vendas iniciarem na Europa, em fevereiro de 2012, o Série 3 contará com quatro motorizações que incorporarão a tecnologia BMW TwinPower Turbo. Por um lado, haverá duas motorizações Diesel que corresponderão ao 320d com 184 cv e torque de 38 kgfm, e ao 320d EfficientDynamics, com 163 cavalos e consumo de 25 km/l. Quanto aos motores à gasolina, a principal novidade será o 328i. Este contará com um motor 2.0 TwinPower Turbo (biturbo) com 245 cavalos e 35 kgfm de torque disponível a baixos 1.250 rpm (quase no ponto morto!) . Com ele o sedã cumpre os 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com o bom consumo de 15,6 km/l.bmw-serie-3-f3002
Por último, antes do lançamento do já aguardado novo M3, a versão mais potente será a 335i, com motor 3.0 de seis cilindros em linha que desenvolve 306 cavalos e 40 kgfm disponíveis a 1.200 rpm. Nada mal para um começo… Claro que todos os modelos contarão com tração traseira, e a BMW garante que conseguiu manter a relação de peso entre os eixos de 50/50. Só isso já o faz esportivo. E ecológico. Todas as versões, independente do câmbio, terão sistema Start&Stop. Falando em câmbio, a disponibilidade da caixa automática de oito velocidades também é novidade, mas um opcional. A de seis velocidades é standard.
bmw-serie-3-f3018