7 de out. de 2011

JAC oficializa fábrica na Bahia

jac_motors_J3_turin_ext_004
A JAC voltou atrás. Após a matriz chinesa ter congelado seus planos para uma fábrica no País, a empresa anunciou que nesta sexta-feira  a irá protocolar junto ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em Brasília, o projeto para a fábrica, que agora já possui local definido: o complexo de Camaçari, na Bahia, onde a Ford já possui uma fábrica.

jO investimento envolvido será de R$ 900 milhões, sendo que destes, 80% correspondem ao grupo SHC e os outros 20% à JAC Motors da China. Segundo a empresa, a linha de montagem terá capacidade para produzir 100 mil unidades por ano e criará cerca de 3,5 mil novos empregos diretos a partir de 2014, quando entrará em operação. Assim a JAC provaria ao governo que o projeto é para valer, e com isso irá buscar uma forma de o governo mudar o decreto publicado recentemente que aumenta o IPI.

A nova planta contará com um centro tecnológico, que será responsável por criar um motor flex para os carros da JAC; um centro de design, laboratório de controle de emissão, pistas de testes e um centro de capacitação profissional. As fases de estamparia de componentes e produção de motores  ainda não estão acertadas. A ideia é produzir por lá modelos que custem menos de R$ 50.000.