Se há poucas semanas o problema era o Hyundai Veloster, que em seu anúncio falava-se em um motor (GDI, com injeção direta e 140 cv) e na verdade ele chegou com outro (MPI, injeção multiponto e 128 cv), algo parecido também acontece com o sedã Elantra. A Hyundai CAOA anuncia uma potência maior que o real.
O Hyundai Elantra é equipado com o motor 1.8 16v DOHC Nu que entrega originalmente 148 cavalos e 18,2 kgfm de torque. Ontem o Jornal Estado de Minas publicou uma matéria sobre a primeira unidade que chegou a Belo Horizonte (MG), que por sinal já tem dono. Quando questionada, a concessionária reafirmou os 148 cavalos, que é a potência deste carro lá fora. Até aí, ok…
O problema vem depois. Danilo Alves, que comprou seu Elantra em setembro e ainda está à espera do mesmo, constatou que na nota fiscal constam 158 cavalos, o que em tese corresponderia à potência homologada no Brasil, o que poderia ser justificado por uma possíval adequação do motor a nossa gasolina alcoólica. O problema, então estaria ficha técnica do site da Hyundai a potência anunciada é de 160 cavalos, mas o torque, aqueles mesmos 18,2 kgfm.
Tire suas conclusões. Amanha o Hyundai Elantra – ou Pilantra, como já é chamado no underground automotivo – será “avaliado” em uma matéria paga no programa Auto Esporte. Estou realmente curioso para saber quais números serão divulgados desta vez…