A Volkswagen anunciou a linha 2012 da picape Amarok. Desta vez, a picape passa a vir com mais equipamentos de série e alguns opcionais novos. Porém, a marca não se pronunciou sobre o câmbio automático, apontado como um equipamento importantíssimo na categoria. Apesar disso, as versões da Amarok, principalmente a Highline, parecem estar mais interessantes.
A versão 4x2, de 122 cavalos, é a versão mais barata, custando a partir de R$ 88.990. A única diferença em relação à linha 2011 é a introdução do sensor ultrassom para o sistema de alarme. A Volkswagen não divulgou o preço do opcional, que é oferecido de série nas versões Trendline e Highline. O equipamento pode ser utilizado também na versão 4x4 de 122 cavalos.
Já a Trendline, a versão intermediária, não recebeu mudanças significativas. Custando a partir de R$ 105.990, se diferencia das versões mais baratas principalmente pelo motor 2.0 bi-turbo a Diesel, vidros elétricos e o sistema de piloto automático.
A versão Highline foi a que recebeu mais mudanças. De série, ela passa a oferecer o volante multi-funcional (permitindo o motorista a manusear o rádio e o sistema multimídia através do volante) e o rádio RNS 315, que conta com um sistema multimídia com uma tela touchscreen. O sensor de estacionamento também passa a ser de série. Todos esses equipamentos são opcionais na versão Trendline.
A marca também anunciou a criação de uma série especial, a SE, que é uma Amarok equipada com o motor 2.0 TDI (a Diesel) com para-choques pretos, como nas versões 4x2 e 4x4 com o motor 2.0 de 122 cavalos. Ela será vendida apenas para empresas, com o propósito de ser um carro de frota mais potente.