Nossa curiosidade foi aumentando com os teasers mostrados no início deste mês e agora finalmente conhecemos o novo conceito do estúdio de design Pininfarina. Batizado como Cambiano, nome da cidade onde há 13 anos está o centro de estilo e há 10 o centro de engenharia do estúdio, o conceito é um sedan com características de coupé, portas assimétricas e apelo ecológico.
Inspirado no passado, mais precisamente no Lancia Flórida II de 57, o carro não foi desenvolvido sobre outro modelo, sendo assim é um projeto que iniciou do zero dentro da Pininfarina, e que se mostra bastante interessante, por diversos aspectos. No visual o carro tem linhas futurísticas, com faróis e lanternas de leds.
A carroceria possui aproximadamente cinco metros de comprimento, com dois metros de largura e peso de 1700 quilogramas. Possui duas portas no lado direito e uma no esquerdo, sendo que a porta traseira abre-se em sentido oposto e não há coluna B. O futurismo continua no habitáculo, onde encontramos madeira reciclada de pilares do píer da laguna de Veneza.
Os quatro propulsores do modelo, cada um próximo a uma roda, desenvolvem potência de 60 kW cada um, totalizando 326 cavalos de potência. As baterias garantem 200 km de autonomia e são recarregadas por uma mini-turbina de 68 cv. Com isso o carro emite apenas 45 gramas de CO2 por quilometro rodado, um valor muito baixo para um veículo deste porte.
Com isto o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos, com velocidade máxima de 275 km/h. No Salão de Genebra o carro será mostrado ao público, mas não deverá passar da fase de conceito para estudo de design e tecnologia.