O leitor Gustavo Clepardi flagrou no dia 1º deste mês uma unidade do EcoSport camuflada na cidade de Sorocaba (SP). Desde já agradecemos pelas fotos. Felizmente estava com sua carroceria definitiva (antes, ele fora flagrado no Brasil apenas na típica versão “mula”, feita a partir do New Fiesta Hatch), mas infelizmente estava carregado de camuflagem. Tudo aponta para que sua versão de produção seja muito próxima do conceito apresentado no início do mês.
O novo EcoSport será lançado entre maio e julho, já como linha 2013. A segunda geração substitui a atual, a venda desde 2003, e reestilizada em 2007. O SUV legitimamente brasileiro começou a ser produzido no Brasil e ganhará o mundo nesta segunda geração: ele será produzido também na Índia, Tailândia e China. Até agora, ele só foi produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia.
Por aqui, o EcoSport deverá ficar ligeiramente mais caro. A Ford tenta manter o modelo atual competitivo até a chegada da linha 2013, vendendo o utilitário esportivo por R$ 51.900. Apesar disso, o Duster, mais moderno, custa ainda menos: R$ 49.900. O modelo da Ford deverá explodir em vendas devido ao seu design marcante, mas o Duster deverá permanecer competitivo como a opção mais barata do segmento.
Apesar de todo o rebuliço por trás do lançamento do EcoSport 2013, ele não deverá reinar sozinho como o exemplo mais moderno do segmento. A Chevrolet prepara um concorrente para a dupla, muito provavelmente baseado no Buick Encore, recentemente revelado no Salão de Detroit. A Hyundai também prepara um SUV baseado no hatch HB, mas este ficará para 2014.
Agradecimentos e fotos | Gustavo Clepardi