Enquanto a Conferência Rio +20 2012 acontece no Rio de Janeiro, a Citroën resolveu mostrar em solo brasileiro o seu projeto de tecnologias mais limpas: juntou o sistema HYbrid4 (com motores a diesel e elétrico) e o biodiesel 100% brasileiro e vegetal. Os modelos DS5 HYbrid4 e 3008 HYbrid4 já são vendidos na Europa e, conforme a marca, são os carros de série, equipados com motor a combustão ou híbridos, com menor nível de emissões de CO2/km a rodar no Brasil.
Os veículos já estão rodando no Brasil. Abastecidos com o biodiesel B30, desenvolvido como parte do Projeto Biodiesel Brasil, uma parceria entre a PSA Peugeot Citroën e o Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas), da Universidade de São Paulo, ser]ao incluídos na frota da Peugeot e Citroën utilizada nos testes da 3ª fase do Projeto Biodiesel Brasil, e devem participar também dos testes de viabilidade do biodiesel B100 (100% bio). O Grupo PSA está investindo R$ 1,5 milhão nesta fase do projeto até 2013.
A tecnologia Hybrid4 associa um bloco diesel HDi de 163 cv à eficácia de um propulsor elétrico, totalizando 200 cv. As emissões de CO2, que seriam de 99g/km com diesel normal, caem para 75g/km com o uso de biodiesel brasileiro. Um carro popular com motor 1.0 flex e de menos de 70 cv emite cerca de 100g CO2/km. Isso demonstra, de fato, a menor emissão dos motores à diesel. O consumo dos franceses pode chegar a incríveis 26,3 km/l. Pena que o governo brasileiro ainda restrinja o uso de diesel e biodiesel a veículos pequenos.