A nova geração do EcoSport já é figura fácil na Internet. Além de não se esconder mais atrás de camuflagens, o SUV compacto da Ford já foi revelado à imprensa e ao público em diversos eventos, além de ter sido flagrado em filmagens do programa Estrelas, da TV Globo. Com o exterior e o interior conhecidos, uma das informações que faltavam era o preço inicial. Não mais: o novo EcoSport partirá dos R$ 53.490.
A informação provém de um anúncio em uma concessionária Ford na capital alagoana de Maceió, a Laguna Veículos. A loja anuncia a versão 1.6 S do SUV, que será a mais barata e contará, de acordo com a publicidade, com o sistema SYNC, direção elétrica, vidros e travas elétricas de série. A nova geração será equipada com os 1.6 Sigma e 2.0 Duratec.
Esta nova geração foi projetada pela Ford brasileira, em Camaçari (BA). O sucesso do projeto pioneiro, datado de 2003, incentivou a montadora norte-americana a lançar o EcoSport em outros 100 países, uma vez que foi ele próprio que impediu a então inevitável saída da Ford do mercado brasileiro, frente à crise que a empresa enfrentava. No total, serão 4 países que produzirão o EcoSport: Brasil, China, Tailândia e Índia.
Antes mesmo de ter sido lançado, o EcoSport foi testado pelo Inmetro e ganhou o selo A no teste de consumo, uma enorme melhoria diante da nota C da geração atual. O SUV ganhou melhorias também em acabamento e na qualidade de construção, bem como em segurança. Sabe-se que pelo menos a versão Titanium contará com 4 airbags, dois deles opcionais (os de cortina) e freios ABS (estes de série, bem como os airbags frontais).