Depois de receber uma reestilização na Europa para o lançamento da linha 2012, o A5 chega renovado ao Brasil. Com preços entre R$ 163.900 (versão Ambiente) e R$ 197.700 (Ambitions), o carro alemão divide sua tecnologia entre as duas versões, indo desde paddle-shifts até o sistema de som da Bang & Olufsen. Sinais da qualidade da Audi, a qual pudemos atestar no teste da A6 Avant.
A Ambiente, a versão mais barata, é equipada com o motor 2.0 TFSI de 4 cilindros, que gera 180 cavalos, em comunhão com a transmissão Multitronic de oito velocidades. Esse conjunto mecânico permite que o A5 chegue a 222 km/h, e saia da inércia até os 100 km/h em 8,6 segundos. Já na Ambition, o motor foi recalibrado para gerar 211 cv, alcançando médias de 241 km/h e 0 a 100 km/h em 6,6 segundos com a transmissão S-Tronic de sete velocidades. O A5 também utiliza o sistema KERS, que aproveita a energia cinética para economizar energia e, portanto, combustível.
A tradicional tração Quattro, com um novo diferencial central e função de vetorização de torque, é oferecido de série na Ambition. Ambas as versões contam com o rádio Symphony de série (com Bluetooth e Audi Music Interface), com o sistema multimídia opcional. O Bang & Olufsen é oferecido a parte, no pacote Advanced.
Este pacote reúne o Audi Drive Select, que adapta o veículo ao motorista e permite que ele escolha um determinado tipo de direção, o Audi Side Assist, que monitora os pontos cegos do veículo, o Controle de Cruzeiro Adaptativo atualizado, que faz uso de radares para manter uma distância segura do carro da frente, podendo frear automaticamente sozinho caso o sistema considere a colisão inevitável e o veículo esteja abaixo de 30 km/h. A Audi não precisou o preço do pacote.
São, no total, 15 tipos de cores para a carroceria. O material do interior da Ambiente é chamado de “Platinum” pela Audi, enquanto o da Ambition é de alumínio escovado. O porta-malas leva 480 litros e, uma vez rebatido, é ampliado para 1.283 litros. Pelo visto, mesmo com todo o tipo de tecnologia, o A5 não quis deixar de ser uma coisa: prático. Como todo alemão.